Saturday, September 11, 2010

Return for Refund

Uma das várias diferenças que observamos entre o Canadá e os Estados Unidos é a respeito do lixo e da preocupação ecológica. Aqui, não se desperdiça luz de forma absurda. Por exemplo, muitas das casas e escritórios usam luz branca, além de manterem as luzes de escritórios, bibliotecas e frentes de casas, apagadas à noite. Só para terem uma idéia, nunca conseguimos ver as estrelas em Manassas, de tanta claridade que tinha na rua. E não é exagero! Não dava para ver nenhuma!

Aqui, conseguimos ver as estrelas ao anoitecer e, logo, logo, poderemos admirá-las já no final da tarde (hahaha...)
Bom, mas quero falar hoje sobre o lixo. Podemos observar uma preocupação maior com essa questão, que se percebe tanto no uso mais constante de sacolas recicláveis, quanto nos inúmeros locais públicos com enormes “containers” para diferentes tipos de lixo e, principalmente, no menor uso de descartáveis que vemos nos ambientes públicos.

Além disso, descobrimos recentemente que, para quase toda bebida que compramos e que venha embalada em caixa, garrafa plástica, vidro ou alumínio (leite, água, refri, cerveja, vinho...) pagamos um valor extra e que vem claramente especificado na nota fiscal. Normalmente vem escrito na embalagem: Return for Refund.
Já sabíamos que muitas das embalagens plásticas poderiam ser retornadas e trocadas por $ e já vínhamos juntando as garrafas pet de água com gás que tomamos em quantidade! (Isso funciona para alguns estados nos EUA. Na Virginia, aonde estávamos, por exemplo, não éramos reembolsados pelas embalgens).
No entanto não tínhamos “nos ligado” que estávamos pagando por elas e, ainda por cima, pelas de leite e cerveja!
Descobrimos um dos vários locais (Bottle Depot) daqui de Calgary que troca tais embalagens e lá fomos nós. A Alice e eu enchemos um carrinho de supermercado com as garrafas...
...e trocamos tudo por $13,45.

Decidimos colocar o dinheiro em um cofrinho comunitário da casa, que vai servir para comprar alguma coisa para a nossa casa. Se continuar assim, logo, logo, poderemos comprar algo bem legal.
O que acho interessante de tudo isso é que o fato de sermos cobrados “abertamente” pelas embalagens n ós faz, no mínimo, pensar duas vezes antes de jogarmos as embalagens recicláveis e retornáveis no lixo. Essa tática, por parte do governo (neste caso, da província de Alberta) é interessante por que força as pessoas, não apenas a selecionarem o lixo reciclável, como também colaborarem com a coleta de lixo, já que o levam diretamente aos postos de coleta e reciclagem.

Recycle kisses,
Marina

No comments:

Post a Comment