Thursday, September 2, 2010

First day of school

Hoje foi o primeiro dia de aula da Alice aqui no Canadá e para mais um monte de crianças. A maioria das escolas aqui inicia dia 2 de setembro.

Andem um pouco para a esquerda que verão o atalho que a Alice pega para ir para a escola!
Por enquanto as árvores estão com folhas!
View Larger Map
A escola Rosemont (http://schools.cbe.ab.ca/b231/) é uma escola pública comum e elementary (do kindergarten até a 6 série), fica a 1 ou 2 minutos à pé da nossa casa e é uma escola bem pequena. Tem aproximadamente 120 alunos.
Ontem foi difícil de dormir à noite. A Alice estava ansiosa (e a mamãe também!). Acordamos mais cedo do que o usual, tomamos café (hoje o Quico saía mais tarde e pode tomar café conosco) e saímos 5 minutos antes do início da escola (o sinal bate às 9:03 – não me perguntem o por que dos 3 minutos!!!!).

Preparativos pela manhã: arrumar a mochila com o par de tênis que ficará na escola e o lunch bag.

A maioria das escolas aqui não oferece almoço. Os alunos devem levar de casa. Pagamos uma taxa de 280 dólares para que a criança possa almoçar na escola (essa taxa é para pagar alguém para cuidar dos alunos).

Também não precisamos comprar nenhum material escolar: está tudo incluído em outra taxa que não lembro o valor pois ainda não a pagamos.
A temperatura na rua não estava mais de verão (5 graus Celsius!), mas ao longo do dia subiu bastante (foi para 18 ou 20 graus). No entanto, o calor da ansiedade não nos deixou sentir frio.
Chegamos lá na escola e fizemos duas descobertas:

1) São duas as professoras dela: uma que trabalhará mais pela parte da manhã e outra mais pela parte da tarde.

2) Juntaram duas turmas: a terceira série (série para a qual a Alice está matriculada – pelo calendário de idade escolar de Alberta) e a quarta série!

Confesso que fiquei um pouco receosa por isso. Já estava achando demais ela estudar na terceira série (dá a sensação de que está “pulado” um ano, apesar de saber que não é bem assim...), e ainda “juntar” com a quarta série! Fiquei com medo de que fosse demais para ela. Mas, na semana que vem teremos reunião de pais e professores e daí poderemos entender um pouco mais sobre isso tudo.

A Alice chorou na entrada. Acho que por quê não sabia exatamente o que deveria fazer na hora da entrada com a turma. Daí chamei a atenção da professora que gentilmente abraçou ela e perguntou se queria dar a mão para ela. Achei a professora muito querida e atenciosa com a Alice. Mas, acabei chorando logo que ela entrou! Snif...

Entrando na escola os alunos devem tirar os calçados de rua e trocar por um par que deve ficar sempre por lá. Isso é para manter a escola limpa (aqui a maioria das pessoas não usa calçado dentro de casa – inclusive nós!).

Às 15:30 em ponto já estávamos lá na escola esperando a pimpolha e loucos para saber como ela havia se saído.
A Alice nos contou que na sala dela tem 18 alunos (11 gurias e 7 guris) e já trouxe para casa a agenda da escola em que temos que assinar todos os dias e onde os professores mandam recados, etc.

Ela também teve sorte de estar na terceira série que divide turma com a quarta, pois daí terá aula de francês (que nesta escola introduzem a partir da quarta série). Aliás, foi a aula que ela mais gostou hoje.
Achei tudo MUITO MENOS estressante do que nos EUA e a Alice parece ter gostado.

Em outro post falarei mais sobre as opções de escolas aqui. Aguardem!

Third grade kisses,
Marina

4 comments:

  1. parabéns Alice! tua escola é linda, bem pertinho de casa e que limpeza! esta organização é muito importante! adorei o item: par de tenis no material escolar! na minha escola, os alunos tem tantas dificuldades que as vezes vem com pés diferentes de tênis! quanta diferença entre escolas públicas, não?esperamos que vc seja muito feliz por lá!manda noticias, certo?
    um bjinho com cheirinho de caderno novo da Georgia e da Lara

    ReplyDelete
  2. Parabéns Alice! Muito legal tua escola nova. E o melhor de tudo, fica bem pertinho! :-)
    Felicidades para vocês aí.

    ReplyDelete
  3. Demais! Alice,tudo de bom nessa escola nova.

    Adorei o lance dos sapatos (sou meio neurótico por limpeza, aqui em casa usamos pro-pés nos chinelos e sempre tiramos o calçado na entrada)

    ReplyDelete
  4. Uhuuu... q. chique Alice!! Escola nova e estudando frances, q. legalllll.... Amei :-))
    Comment tu s'appelle?
    Estou ligadinha nas noticias, quero saber mais!! bjao pra todos. Camila e Ryan

    ReplyDelete