Sunday, November 14, 2010

CPAWS in the school

Last week Alice’s teacher asked me to help her in a classroom activity they would have together with another class. Two classroom groups (grades 3-4 and grades 4-5) joined in one classroom to attend the SOS: Save our Species workshop with a CPAWS (Canadian Parks and Wilderness Society) educator.
Na semana que passou a professora da Alice me pediu para ir à escola durante uma manhã para ajudar em uma atividade na sala de aula. Duas turmas mistas (3-4 série e 4-5 séries) se juntaram para participar de uma oficina SOS: Save our Species oferecida pela sociedade de proteção aos animais selvagens e parques canadenses, a CPAWS.
In the first part of the workshop the CPAWS educator explained through a power point presentation and through a story telling with the children’s help (playing some characters of the story) about the endangered species in Alberta.
No início, as duas turmas se juntaram em uma mesma sala de aula para uma conversa com uma educadora dessa instituição. Ela contou uma estória sobre animais que estão em perigo em Alberta e em que as crianças encenavam os diferentes personagens.

In the second part of the workshop the two groups were divided and worked in some activities designed to get students thinking about their relationship with nature and science. They should act as a CSI team working in different work station. In each work station there was a crime to solve. The children must to find the evidences of each animal (such as poop and skull) in danger, check the suspects (global warming, pollution, agriculture …), look for some clues and find the suspect most responsible for that crime.
Depois, as turmas se dividiram e trabalharam em atividades que tinham o objetivo de estimulá-los a pensar sobre a relação deles com a natureza de modo investigativo. Eles atuaram como investigadores CSI passando por diferentes estações de trabalho, a procura de evidências e pistas de investigação. Em cada estação de trabalho havia evidências (esqueletos, fezes, etc) de um animal que se encontra em perigo. Também havia alguns suspeitos (aquecimento global, agricultores, poluição, etc) e pistas que os levassem a identificar o principal suspeito do “crime”.



As you can see I am learning a lot: about the school system, Alberta environment and ecological issues and improving my English skills. Good for me and better for Alice who is having the opportunity to study in a great school as this one!!!!
Como podem perceber eu tenho aprendido bastante: sobre o funcionamento das escolas daqui, sobre problemas ecológicos da região e ainda praticando o inglês. Ótimo para mim e, melhor ainda para a Alice que está tendo a oportunidade de estudar em uma escola maravilhosa como essa!!!

Paws kisses,
Marina

2 comments:

  1. nossa marina, toda vez que leio algum post sobre a escola da alice fico deslumbrada ... nao vejo a hora de chgar ai tb. qual e o nome da escola dela?
    beijos e bos estudos pra vcs duas!
    paola

    ReplyDelete
  2. Oi Paola,
    Eu realmente estou muito satisfeita com a escola. Me parece que a grande maioria das escolas públicas daqui, no elementary, são assim: um sistema de ensino mais flexível, com muitos projetos e atividades diferenciadas. Eu gosto muito. É bem diferente do sistema brasileiros e tem muitos que não gostam muito e optam por colocar seus filhos nas escolas públicas católicas, que são um pouco mais tradcionais. É uma questão de gosto.
    A escola da Alice é a Rosemont e fica bem pertinho da nossa casa. Dá uma olhada no primeiro post que fiz sobre a escola: http://marinaquicoalice.blogspot.com/2010/09/first-day-of-school.html

    bjs,
    Marina

    ReplyDelete